Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Fontes apontam que, antes do anúncio, por parte do Governo Federal, do recuo em relação ao monitoramento do PIX, a nova equipe de comunicação do governo, sob o comando do publicitário baiano Sidônio Palmeira, concluiu que as fake news sobre o mecanismo da Receita Federal já estavam consolidadas e não havia mais o que pudesse ser feito para amenizar o estrago.
Segundo a CNN, o governo chegou, inclusive, a convidar especialistas externos, além da equipe fixa da Secretaria de Comunicação Social (Secome a conclusão foi de que, mesmo com as comprovações de que a possível taxação do PIX era mentira, os efeitos negativos na economia já haviam se espalhado.
Enquanto o vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), em que o parlamentar sugeria que a taxação do PIX por parte do governo era possível, alcançou 200 milhões de visualizações apenas no Instagram, o vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o PIX não havia passado sequer de 16 milhões.
A informação foi apresentada durante uma reunião com o presidente e com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad e da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, nesta quarta-feira (15). A Secom tem trabalhado para diminuir as expectativas, no governo, de que todas as crises podem ser resolvidas por meio de campanhas de publicidade e engajamento digital.
Segundo a CNN, alguns integrantes da equipe de comunicação do governo Lula indicaram que a chamada ‘crise do PIX’ atrapalhou a organização da nova equipe, comandada por Sidônio, que estava em fase de mudança de integrantes.
Por Bahia Notícias