Foto: José Cruz / Agência Brasil
O ex-deputado federal Jean Wyllys decidiu retornar à política após ficar afastado desde 2019. Após reunião, o baiano aceitou o convite do PT para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo nas eleições de outubro. Em 2019, Jean Wyllys renunciou seu terceiro mandato de deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro e deixou o país após ter sido ameaçado de morte.
Segundo o ex-parlamentar, a decisão foi formalizada na tarde da última segunda-feira (9), após reunião com o presidente da legenda, Edinho Silva, e com a filósofa Marcia Tiburi, uma das lideranças do movimento “Um outro Congresso é possível”.
Ao Metrópoles, Jean Wyllys afirmou que a decisão de disputar novamente uma vaga na Câmara está diretamente ligada à proposta do movimento, surgido a partir da articulação de empresários e artistas.
“Acredito que eu possa integrar essa retomada da decência humana e da honestidade intelectual e material na política, já que meus dois mandatos foram marcados por esses valores e são a prova de que um outro Congresso é, de fato, possível”, declarou Wyllys.
“Retornar a essa arena implica muita coisa, já que tenho família e amigos. Mas o movimento, assim como os presidentes estadual, Kiko Celeguim, e nacional do PT, garantiram-me a retaguarda necessária para este retorno, no qual não estarei só. Tenho plena consciência de que a violência política interrompeu um trabalho ao qual preciso retornar, principalmente quando o mundo democrático se vê ameaçado por uma nova forma de fascismo (a das big techs) e o planeta pelas mudanças climáticas”, completou o parlamentar.
Por Bahia Notícias
