Vista aérea de Ipiaú, onde dois abalos foram identificados | FOTO: Jailton Farias/Giro em Ipiaú |
O interior da Bahia voltou a registrar atividade sísmica nesta última quinta-feira (13). Em Ipiaú, no Médio Rio de Contas, dois tremores de baixa intensidade foram identificados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O primeiro ocorreu às 10h44, com magnitude de 2.1 mR, e o segundo às 12h51, registrando 2.3 mR. Até o momento, não há relatos de percepção dos abalos pelos moradores.
Além de Ipiaú, o município de Jacobina, no Piemonte da Diamantina, também concentrou ocorrências nesta semana. Desde segunda-feira (10), cinco tremores de terra foram detectados, todos de baixa intensidade e sem causar danos.
Na quarta-feira (12), um sismo de magnitude estimada em 1.5 mR ocorreu às 17h27. Já na terça-feira (11), três abalos foram registrados: o primeiro às 17h43, de magnitude preliminar 1.3 mR; o segundo às 17h53, com 2.2 mR; e o terceiro às 18h11, marcando 1.7 mR.
O primeiro tremor da semana em Jacobina ocorreu na madrugada de segunda-feira (10), às 3h36, também com magnitude estimada em 1.7 mR. As ocorrências seguem sendo monitoradas pela equipe da UFRN, responsável pela rede sismográfica no Nordeste.
Jornal da Chapada
