Estudantes de Boquira apresentam o Whey Protein Pet | FOTO: Ascom/Secti |
Dois estudantes baianos da Chapada Diamantina desenvolveram um tipo de Whey Protein exclusivo para cães e gatos. A inovação surgiu no Colégio Estadual de Tempo Integral de Boquira e contou com a orientação da professora Cássia Nascimento.
De acordo com a estudante Débora Emes, o Whey Protein tradicional não é adequado para os animais devido à presença de açúcares, como lactose, e adoçantes artificiais, que podem ser tóxicos. “Assim, pensamos na versão especial de Whey Pet, sem lactose, sem aditivos prejudiciais e com aminoácidos balanceados para o metabolismo animal”, explica.
Recomendado para cães e gatos atletas, idosos, em recuperação cirúrgica ou com deficiências nutricionais, o produto apresenta benefícios diversos. O estudante Pedro Emanoel destaca que o Whey Protein Pet contribui tanto para a saúde muscular quanto para o bem-estar geral dos animais. “O produto também ajuda na melhora da imunidade, do pelo e no aumento da energia e da vitalidade, desde que usado com orientação veterinária e conforme peso e idade”, afirma.
Idealizadora do projeto, a professora Cássia Nascimento ressalta o impacto educacional da iniciativa. “Inserir jovens na educação científica e empreendedora é investir em um futuro mais inovador, consciente e humano, no qual o conhecimento se transforma em soluções reais e o aprendizado ganha propósito e significado”, diz.
Os estudos acadêmicos e a pesquisa de mercado realizados pela equipe indicaram que não há produto similar disponível no país. A iniciativa, que tem apoio da Secretaria da Educação (SEC), conta com a parceria do veterinário Caio Lucas, proprietário de uma clínica na região, e do setor de vigilância sanitária da Prefeitura de Boquira, responsável pelo canil público municipal.
Jornal da Chapada
