Os Estados Unidos ameaçaram aplicar uma tarifa de 17% sobre as exportações agrícolas da União Europeia (UE), segundo fontes próximas às nenegociações. As informações são da Folha de S. Paulo.
A medida, classificada por autoridades europeias como uma escalada na disputa comercial, ocorre a poucos dias do prazo final 9 de julho para que as duas potências encontrem uma solução.
O presidente Donald Trump já havia imposto uma tarifa "recíproca" de 20% em abril, mas a reduziu para 10% temporariamente para permitir as negociações. Até esta semana, a expectativa em Bruxelas era de que as conversas manteriam esse patamar reduzido, sem novos aumentos.
Ainda não está claro se a nova tarifa de 17% substituiria as anteriores ou se seria um acréscimo. Trump pressiona a UE para que conceda isenções regulatórias a empresas americanas e reduza o superávit comercial do bloco com os EUA. Autoridades europeias, no entanto, rejeitaram as últimas propostas de Washington, incluindo a sobre produtos alimentares.
Foto: Divulgação/White House