Foto: Divulgação / Casa Civil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, iniciou a missão oficial à China com foco na prospecção de investimentos em infraestrutura, saúde e tecnologia. Neste domingo (27), ele se reuniu com representantes da China Communications Construction Company (CCCC), uma das responsáveis pela construção da Ponte Salvador-Itaparica.
A visita faz parte da preparação para a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no país asiático, prevista para maio. Segundo Rui Costa, o objetivo é fortalecer a aproximação e consolidar parcerias estratégicas.
“Estamos buscando materializar e acelerar a mudança no patamar de relação entre Brasil e China. Essa mudança é uma aposta do presidente Lula e de Xi Jinping no diálogo e integração para presidir a relação entre Estados. Queremos aproximação e diálogo para promover benefícios mútuos e por isso a minha visita hoje, duas semanas antes da visita do presidente Lula”, disse o ministro.
Na sede da CCCC, Rui Costa apresentou projetos da carteira de concessões de rodovias brasileiras, destacando a realização de 14 leilões previstos até o fim deste ano. O ministro também informou que o governo brasileiro prevê cerca de US$ 50 bilhões em investimentos em concessões rodoviárias até o final da gestão.
A comitiva brasileira na China é formada por representantes de vários ministérios, entre eles os ministros Frederico Filho (Comunicações), além de presidentes de estatais como Magda Chambriard (Petrobrase Sérgio Bacci (Transpetro), e membros do BNDES.
A missão terá compromissos até terça-feira (29em Beijing e, na quarta-feira (30), em Xangai, onde Rui Costa se reunirá com a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). O retorno da comitiva está previsto para quinta-feira (1º).
Por Bahia Notícias