Aprovado na Comissão de Educação do Senado no final de 2024, um projeto de lei pode tornar obrigatória a aprovação em uma prova no fim da graduação para exercer a Medicina no Brasil. O PL aguarda análise da Comissão de Assuntos Sociais (CASe tem caráter terminativo, ou seja não será preciso passar pelo plenário e poderá ir direto para a Câmara dos Deputados.
Segundo o jornal Estadão ideia tem forte apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), que em cas de aprovação será responsável por coordenar o exame de certificação dos médicos. A intenção é que o Exame Nacional de Proficiência em Medicina seja aplicado pelos conselhos regionais, duas vezes por ano, em todos os Estados e no Distrito Federal.
A proposta é de autoria O Exame Nacional de Proficiência em Medicina seria aplicado pelos conselhos regionais, duas vezes por ano, em todos os Estados e no Distrito Federal. O Exame Nacional de Proficiência em Medicina seria aplicado pelos conselhos regionais, duas vezes por ano, em todos os Estados e no Distrito Federal. É esperado que o Congresso aprove a avaliação ainda em 2025.
Foto: Reprodução/Freepik