AO VIVO

Medicamentos não poderão ser prescritos por farmacêuticos

Publicada em: 31/03/2025 20:14 - Brasil

Foto: Reprodução/Freepik

O Conselho Federal de Medicina (CFMfez um pedido de suspender a resolução que liberava a prescrição de medicamentos por farmacêuticos e foi acatado pela justiça. Além disso, o Conselho Federal de Farmácia (CFFfoi determinado pelo juiz da 17ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal para se abster "de expedir novo ato normativo com matéria análoga à disposta na Resolução CFF n.º 5/2025".

 No último dia 17, a CFF tinha feito a resolução n.º 5/2025 que permitia a possibilidade dos farmacêuticos fazerem prescrições de medicamentos; realizar exame físico; renovar prescrições previamente emitidas por outros profissionais de saúde, atividades que normalmente eram feitos por médicos formados. 

 Para a Associação Médica Brasileira (AMB), "a prescrição de medicamentos é o ato final de um processo complexo de anamnese, exame físico e de exames subsidiários que permitem o correto diagnóstico das doenças, que só quando concluído e que se pode fazer a receita de um determinado fármaco. Cabe aos médicos esta tarefa".

 Já o Conselho Federal de Medicina (CFMdeclarou que não seria um ato legal. 

 

"Amplia, ilegalmente, as atribuições conferidas aos farmacêuticos, com expressivo potencial para resultar perpetrado o exercício ilegal de medicina, em manifesto prejuízo aos direitos e interesses coletivos à saúde pública da população brasileira", escreveram em nota.

  Por Bahia Notícias

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...