AO VIVO

Google anuncia que mudará nome do Golfo do México nos EUA após ordem de Trump

Publicada em: 29/01/2025 06:32 - Mundo

Foto: Reprodução/Google Maps

 

O Google afirmou, em suas redes sociais, que irá alterar o nome do Golfo do México para “Golfo da América” na sua plataforma de mapas, Google Maps, nos Estados Unidos. A medida terá validade a partir do momento em que a alteração for adotada por órgãos oficiais do governo estadunidense.

 

 

 

De acordo com a empresa de tecnologia, a mudança será visível quando o usuário acessar o Google Maps em território dos EUA. O nome do golfo, entretanto, não será alterado caso o país em que a pessoa estiver acessando o serviço mantiver ‘Golfo do México’ como nome oficial do golfo.

 

 

 

“Recebemos algumas perguntas sobre a nomenclatura no Google Maps. Temos uma prática antiga de aplicar mudanças de nome quando elas são atualizadas em fontes oficiais do governo. Para unidades geográficas nos EUA, é quando o Sistema de Informação de Nomes Geográficos (GNISé atualizado”, anunciou a empresa nas suas redes.

 

 

 

PROMESSA DE TRUMP E REAÇÃO MEXICANA

 

Antes de tomar posse, Donald Trump afirmou que rebatizaria o Golfo, segundo ele, por uma questão de ‘justiça’. O presidente ainda mencionou que o novo nome seria mais bonito. Ainda no dia de sua posse, Trump assinou uma ordem executiva, espécie de Decreto Presidencial, para que o nome fosse alterado.

 

 

 

O Golfo do México é o maior golfo do mundo. Cercado por terras das Américas do Norte e Central, a área total da sua superfície é de cerca de 1,55 milhão de km², com um subsolo rico em petróleo. Além dos EUA, o golfo também banha México e Cuba.

 

 

 

Segundo o G1, na ordem que altera o nome do golfo, Trump justifica que a região foi uma artéria crucial para o comércio no país, e que continua sendo uma área de grande importância para a indústria marítima dos EUA. Nas redes sociais, a atitude de Trump recebeu diversas críticas.

 

 

 

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, minimizou a ação do estadunidense, afirmando que a medida “vale só para o seu território continental. Para nós e para o resto do mundo segue sendo o Golfo do México”. Anteriormente, ela ironizou a ideia, propondo, em troca, chamar os EUA de “América Mexicana”.

 

 

 

Por Bahia Notícias

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...