Foto: Leonardo Rattes / Sesab
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEBcontabilizou 74 mil atendimentos, incluindo consultas e exames de imagem e realizou mais de 5 mil cirurgias desde sua inauguração, em março de 2024. Segundo balanço apresentado pelo governo do estado nesta segunda-feira (20), a unidade também reduziu o tempo de espera por procedimentos ortopédicos em até 85%, triplicou as vagas disponíveis na Central Estadual de Regulação (CER). O Hoeb gerido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
“Esses números mostram que a Bahia está na vanguarda do atendimento público de saúde. Não estamos apenas oferecendo mais serviços, mas serviços de qualidade, que salvam vidas e devolvem a dignidade às pessoas. Esse hospital é um símbolo do que podemos alcançar com planejamento, investimento e parceria”, acrescentou.
O HOEB trouxe a introdução de hidroterapia, artroscopias de ombro realizadas diariamente e a implementação do exame de escanometria – raio-X que fornece uma medição do corpo e dos membros do paciente –, além de tratamentos para condições raras, a exemplo da osteogênese imperfecta (doença dos ossos de vidro).
A unidade também realizou mutirões de cirurgias – tanto adultas como pediátricas – e ambulatoriais, bem como procedimentos para correção de escoliose, beneficiando 45 crianças somente no último semestre.
“Cada paciente atendido na unidade representa a concretização de um projeto que visa humanizar e modernizar o SUS. É motivo de orgulho vermos que conseguimos combinar eficiência com um atendimento acolhedor e especializado”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
As perspectivas para 2025 conta com a criação de novos serviços, como transplantes ortopédicos e o fortalecimento da medicina desportiva.
“Este hospital é a prova de que, quando há compromisso com o bem-estar da população, conseguimos superar desafios históricos e construir um SUS mais forte. Esse é o nosso compromisso: transformar vidas”, concluiu a secretária Roberta Santana.
Bahia Notícias