Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo classificou como surto a situação em Guarujá, município localizado no litoral paulista, em razão do aumento no número de casos de gastroenterite nos últimos dias. A informação foi confirmada pela diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, Alessandra Lucchesi, que explicou à Agência Brasil que o volume de atendimentos na cidade já caracteriza a ocorrência de um surto.
Alessandra afirmou, no entanto, que é necessário ainda a confirmação de algumas informações por parte do município para determinar a extensão do surto, se ele atinge toda a cidade ou apenas áreas específicas. "Neste momento, temos considerado sim a utilização do termo surto para definir a situação em Guarujá", declarou.
Além de Guarujá, a Secretaria de Saúde também está monitorando a cidade de Praia Grande, que tem apresentado um aumento nos casos de doenças diarreicas. Contudo, ainda não foi confirmado que se trata de um surto. A equipe local está realizando investigações para compreender melhor a situação.
Ainda não é possível comparar os dados atuais com os do ano anterior, uma vez que o acompanhamento das doenças diarreicas se dá por meio de semanas epidemiológicas. Alessandra Lucchesi informou que um comparativo mais detalhado deve ser possível na próxima segunda-feira, quando os dados dos municípios e do estado serão reunidos para uma análise mais completa. Ela destacou que, devido à sazonalidade da doença, é esperado um aumento nos casos no início do ano.
Por Bahia Notícias