O Ministro dos Transportes, Renan Filho, visitou a cidade de Estreito na manhã desta segunda-feira (23para inspecionar a área onde a Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou na tarde de domingo (22). Ele também declarou que mais de R$ 100 milhões serão destinados para a reconstrução imediata da ponte.
O colapso causou uma morte confirmada até o momento, além de deixar 15 pessoas desaparecidas, conforme informações da Defesa Civil.Em coletiva de imprensa, o ministro anunciou a decretação de estado de emergência devido ao desabamento da estrutura, que conecta as cidades de Estreito (MAe Aguiarnópolis (TO).
“Decretamos emergência para abreviar todos os procedimentos administrativos, a fim de termos a resposta mais rápida possível para a reconstrução da Ponte Juscelino Kubitschek. Quero comunicar ao povo do Maranhão, ao povo de Tocantins e ao povo brasileiro que precisa dessa infraestrutura para se deslocar, tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista social, que vamos, com a emergência decretada, contratar a reconstrução da ponte ainda no exercício de 2024”, disse Renan Filho.
O ministro também disse que foi aberta “uma sindicância para avaliar as causas e as responsabilidades do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek entre os estados do Maranhão e Tocantins", afirmando haver estrutura técnica e recursos disponíveis no Ministério dos Transportes para a reconstrução da ponte.
Foto: Divulgação/Bombeiros