AO VIVO

Parceria entre Fieb e Sebrae libera mais de R$ 37 milhões em crédito para empresas baianas

Publicada em: 12/12/2024 06:47 - Bahia

Foto: Divulgação FIEB

 

Cerca de R$ 37 milhões em crédito foram liberados para micro e pequenas empresas baianas com o apoio do Núcleo de Serviços Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fiebe Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae). Em 2024, o projeto viabilizou 250 operações de crédito em 117 municípios baianos.

 

 

 

O balanço anual do projeto, apresentado pela Coordenação de Pequena e Média Indústria da Fieb nesta terça-feira (10), mostrou que mais de 90% das empresas atendidas ao longo do ano eram de micro e pequeno porte.

 

 

 

Presente em 10 municípios baianos, o Núcleo de Serviços Fieb – Sebrae – Sindicatos oferece, além do apoio para acesso a crédito e financiamento, serviços nas áreas de meio ambiente e responsabilidade social, internacionalização e associativismo.

 

 

 

O balanço de 2024 mostrou que o núcleo prestou 315 atendimentos a empresa na área de meio ambiente, além da realização de dois cursos sobre ESG, duas capacitações de fornecedores e outros dois cursos sobre Licenciamento Ambiental. As ações envolveram cerca de 200 empresas em mais de 50 municípios.

 

 

 

Na área de internacionalização, o Núcleo de Serviços realizou 60 atendimentos, com 36 empresas capacitadas, 10 mentorias do Projeto Origem Bahia, além de dois workshops online. O projeto também contribuiu para incrementar a base de indústrias associadas a 13 sindicatos filiados à Fieb, com a associação de 45 novas empresas.

 

 

 

SUPORTE ÀS MPE
Na abertura do evento Bate-papo com Empresários: Desafios e Oportunidades da Pequena e Média Indústria, realizado na sede da Fieb, o vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb), Hilton Lima, ressaltou o alcance das ações do Núcleo, que está presente em 10 municípios baianos. “Essa capilaridade é importante para aproximar as pequenas e médias indústrias das instituições de apoio, como o Sistema Fieb e o Sebrae”, disse.

 

 

 

Antônio Carlos Borges, do Sebrae, falou sobre a relevância da iniciativa para fomentar as pequenas empresas baianas. “Esse é um projeto importante que leva diferentes instrumentos de apoio para os pequenos empresários”, comentou.

 

 

 

Já o presidente do Conselho de Pequenas e Médias Empresas Industriais da Fieb (Compemi), Raul Menezes, reforçou que o projeto contribui para o desenvolvimento das empresas de menor porte e para a interiorização dos serviços do Sistema Fieb. “A Fieb precisa ir ao interior entender as demandas do pequeno industrial e ofertar os produtos e serviços do Sesi, Senai, IEL, Fieb e Cieb, além de orientar e dar suporte ao registro e licenciamento das empresas situadas interior”, pontuou.

 

Por Bahia Notícias

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...