Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BArealizou uma audiência pública sobre a recompra da Refinaria de Mataripe pela Petrobras na última segunda-feira (2). O debate, proposto pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), aconteceu no auditório Jorge Calmon e reuniu trabalhadores da indústria química e petroquímica, além de empresários, lideranças sindicais e representações do segmento, além de parlamentares.
Além da recompra da refinaria, a audiência debateu retomada imediata das operações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen).
“O que precisa é a agilidade do nosso governo e da Petrobras de encontrar um caminho para que a gente possa retomar o funcionamento da Fafen, efetivar a recompra da Refinaria, resolvendo os problemas não só dos trabalhadores, mas também da política de petróleo e de refino no Brasil”, disse Rosemberg.
Na oportunidade, o parlamentar Eduardo Salles (PP), que representa no Parlamento o segmento do agronegócio, ressaltou a importância da discussão e debate para garantir ganho de competitividade para o setor, que precisa importar fertilizantes nitrogenados.
“Essas unidades são essenciais para a agricultura no país e para a segurança alimentar global. Precisamos retomar essa produção de fertilizantes nitrogenados, isso é estratégico, além de garantir uma política pública de preço do gás, matéria-prima base para a produção de ureia. A pauta reincidirá até que tenhamos uma solução definitiva”, declara Salles.
A audiência também discutiu o impacto de demissões e transferências na queda de arrecadação do Estado; a importância de manter as empresas dentro de uma transição energética; benefícios produtivo, ambiental e social.
Por Bahia Notícias