A rede 5G estará disponível em todo o território brasileiro a partir desta segunda-feira (2), de acordo com o aviso da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Antes disso, somente 770 cidades podiam contar com o 5G.
A partir de agora, todos os 5.570 municípios do Brasil terão a possibilidade de utilizar a rede de alta velocidade. A rede 5G pura opera na faixa de 3,5 GHz, além de ter em média uma velocidade de 300 Mbps (megabits por segundo), um número que é cinco vezes maior do que o 4G, seu antecessor.
A liberação da faixa de 3,5 GHz, antecipada em 14 meses, possibilita a ativação do 5G standalone - como é conhecida - em todo o Brasil, representando um avanço significativo. Segundo a Anatel, os painéis de dados da agência e as informações sobre as cidades que já possuem a faixa de 3,5 GHz estão disponíveis para que possam ser consultados, incluindo detalhes sobre cidades, bairros, número de estações permitidas para 5G standalone e celulares certificados para o seu uso.
O anúncio ocorreu na última terça-feira (26junto à Entidade Administradora da Faixa (EAF). Conforme os critérios estabelecidos no edital do leilão do 5G, as operadoras são obrigadas a garantir cobertura em 100% dos municípios com mais de 30 mil habitantes até o dia 31 de julho de 2029.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil