Geral
Troca de escova de dentes após infecção por Covid-19 é recomendada por especialistas
  • Troca de escova de dentes após infecção por Covid-19 é recomendada por especialistas
Foto: Nat Belfort / Unsplash

A realização da higiene bucal faz parte da rotina diária de vários brasileiros. Com o advento da pandemia e dos surtos de doenças gripais, a escova de dentes, principal aliada na limpeza da boca, precisa de atenção (ainda mais) especial. 

 

Especialistas ressaltam a importância da troca da escova de dentes imediatamente após o período de isolamento para pessoas que tiveram Covid-19, gripe, infecções na boca, dores de garganta ou resfriados, porque os germes podem se alojar nas escovas.

 

Em entrevista ao Bahia Notícias, a dentista Marina Guedes faz um alerta para que os infectados armazenem o kit de higiene bucal em lugar separado dos demais familiares, pois, com o contato entre as escovas, o vírus pode ser transmitido para a outra pessoa. 

 

Não existem pesquisas que demonstrem que a mesma escova de dentes utilizada no período de infecção possa causar recontaminação, porém o cabo da escova pode armazenar o vírus. 

 

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Medicina de Kyoto, no Japão, encontraram evidências de que a variante Ômicron pode permanecer ativa no plástico por até 193,5 horas, ou seja, aproximadamente, oito dias, mais tempo do que as versões anteriores do novo coronavírus (relembre aqui).

 

De qualquer forma, a dentista aconselha a troca do item e ressalta o seu “tempo de validade”.

 

“Estudos apontam que, após três meses de uso, as cerdas da escova de dentes já não têm o mesmo efeito limpador na superfície do dente, não removendo a placa bacteriana como deveria. Então, o ideal é que, ao observar o desgaste das cerdas, troque mesmo antes de 3 meses”, explica Marina. 

 

Quanto à frequência de higienização dos infectados por Covid, a indicação é manter a escovação normalmente com o uso de fio dental pelo menos três vezes ao dia e sempre após as refeições. 

 

“O uso de enxaguante bucal é dispensável, pois o que de fato faz a limpeza é o atrito mecânico da escova contra os dentes”, diz. 

 

Marina lembra que alguns tipos de enxaguatórios bucais são auxiliares no combate a inflamações gengivais e em pós-cirúrgico, quando o paciente não consegue escovar ou abrir a boca para higienizar. Mas o uso desse enxaguante (que é a base de Clorexidina a 0,12%) somente deve ser feito com recomendação do dentista.

 

Além disso, alguns estudos demonstraram que pacientes infectados pelo coronavírus podem apresentar lesões orais como gengivite, candidíase oral e ulcerações, que podem ser dolorosas dificultando a higienização. Neste caso, o acompanhamento médico e com o dentista é essencial para a manutenção da saúde.

 

“Cremes dentais com flúor, para controle de placa bacteriana, são recomendados a todos os pacientes. Possuem entre 1100 e 1500 ppm (partes por milhão) da substância, que garantem um resultado satisfatório no combate à cárie e auxiliam a reparação do esmalte”, conclui a especialista.

 

Sendo assim, a escovação dos dentes e da língua são suficientes para manter a boca higienizada.

02/02/2022/ 06:50:29
Outras Notícias
  • Dormir mal é tão prejudicial para a saúde do coração quanto fumar, diz entidade
Dormir mal é tão prejudicial para a saúde do coração quanto fumar, diz entidade
01/07/2022/ 06:40:08

Dormir mal, menos de sete horas por noite, é tão prejudicial para a saúde do coração e do cérebro quanto fumar cigarros tradicionais ou eletrônicos, ser obeso e levar uma vida sedentária, diz uma nova diretriz da Associação Americana de Cardiologia (AHA, na sigla em inglês), que será replicada por entidades brasilei...

  • Após denúncias de assédio, presidente da Caixa oficializa pedido de demissão
Após denúncias de assédio, presidente da Caixa oficializa pedido de demissão
30/06/2022/ 06:35:49

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, oficializou o pedido de demissão nesta quarta-feira (29), após denúncias de assédio sexual e moral. O pedido foi feito por carta.Guimarães estava no cargo desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019. Guimarães também atua como Pr...

  • Defensoria cria portaria voltada à atenção humanizada para bebês em adoção
Defensoria cria portaria voltada à atenção humanizada para bebês em adoção
29/06/2022/ 06:43:21

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) anunciou, nesta terça-feira (28), ter instituído uma portaria administrativa para aprimorar o atendimento social, psicológico e jurídico dirigido às mulheres grávidas que visam encaminhar seus bebês para adoção. A DPE reforçou que a entrega de bebês para adoção é...

  • Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira
Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira
29/06/2022/ 06:41:08

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebe, a partir desta terça-feira (28), inscrições para o segundo processo seletivo deste ano. Os candidatos às vagas que serão oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior deverão se inscrever até o dia 1º de julho. A consulta para as vagas neste segundo proc...