Mundo

IHU: nova variante da Covid-19 é detectada por cientistas na França

Mundo 05/01/2022/ 06:59:22
IHU: nova variante da Covid-19 é detectada por cientistas na França

Uma nova variante do Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19, foi identificada na França. A informação foi divulgada pelo Instituto Mediterrâneo de Infecção do Centro Hospitalar Universitário (IHU). Os pesquisadores denominaram a cepa, que tem pelo menos 46 mutações, como B.1.640.2. Apenas 12 casos foram detectados até agora no país.

 

Conforme divulgou o Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a nova mutação foi descrita em artigo publicado na plataforma medRxiv em versão pré-print, que ainda precisa passar pela revisão de pares, em 10 de dezembro de 2021. Os cientistas afirmam, entretanto, que a descoberta não é motivo para alarme, pois até agora a nova variante não apresenta sinais de que seja mais perigosa que as outras cepas do vírus.

 

Ao todo, 12 casos da B.1.640.2 foram confirmados nas proximidades de Marselha, no sul da França. Os cientistas definem a nova variante como uma “combinação atípica” com 46 mutações e 37 supressões. “Nós realmente temos vários casos dessa nova variante na área geográfica de Marselha. A denominamos de variante IHU. Dois novos genomas acabam de ser apresentados”, escreveu o professor Philippe Colson, chefe do departamento que descobriu a cepa.

 

De acordo com o artigo, o primeiro caso foi um homem totalmente vacinado que havia retornado em novembro de uma viagem a Camarões, na África. Ele teria apresentado apenas sintomas respiratórios leves.

 

Testes laboratoriais mostraram que a nova variante possui as mutações E484K, que torna o vírus mais resistente às vacinas, e a N501Y, originalmente descoberta na variante Alpha, associada a maior transmissibilidade. Os cientistas afirmam que ainda é cedo para especular sobre as características virológicas, epidemiológicas ou clínicas da variante. “O achado mostra, mais uma vez, a imprevisibilidade do aparecimento de novas variantes de Sars-CoV-2 e da sua introdução a partir do exterior”, registraram os autores da pesquisa.

Outras Notícias