Itaberaba

ITABERABA SEDIA AUDIÊNCIA ITINERANTE DA ASSEMBLEIA EM PROL DA UFCD

Itaberaba 09/04/2024/ 08:25:22
ITABERABA SEDIA AUDIÊNCIA ITINERANTE DA ASSEMBLEIA EM PROL DA UFCD


Evento realizado pela Comissão de Educação foi conduzido pelo deputado RobinsonAlmeida (PT)

Foto:

 

A Comissãode Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da AssembleiaLegislativa da Bahia (ALBA) realizou, na última sexta-feira (5), uma audiênciapública itinerante no município de Itaberaba em prol da implantação daUniversidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD). O concorrido ato promovidoem parceria com o Movimento Pró-UFCD aconteceu no auditório do CentroTerritorial de Educação Profissional (CETEP) do município e atraiu prefeitos,vereadores, secretários municipais, representantes da sociedade civilorganizada, professores, estudantes, dentre outros.


O debate,que também já aconteceu nas cidades de Irecê e Seabra, foi conduzido pelodeputado Robinson Almeida (PT), integrante do Colegiado de Educação na ALBA. Emseu discurso, ele relembrou que os baianos passaram cerca de 200 anos comapenas a Universidade Federal da Bahia (Ufba), mas que com a chegada do governoLula, a partir de 2003, o Estado alcançou o total de seis instituições deensino superior de nível federal. “A eleição de Lula em 2022 e a posse em 2023renovou a esperança pela criação de novas universidades. Na Bahia, já haviamovimentos para criação de universidades em regiões que não são ainda atendidaspela oferta do ensino superior. Aqui, foi retomada essa luta, que não é deagora, já existe há algum tempo”, contextualizou.

 

Almeidafrisou que é importante a participação da sociedade, pois o sucesso da jornadadepende do empenho de cada pessoa. “Temos que levar essa luta sem nenhumabarreira política ou ideológica. É uma luta de todos, independentemente dafiliação partidária do prefeito, do vereador ou do presidente da Câmara”,ressaltou.

 

O sonho foirenovado, argumentou o parlamentar, depois que o Plano Plurianual (PPA) doGoverno Federal para o período de 2024 a 2027, ao abrir para participação dasociedade em geral, passou a considerar a implantação da UFCD. Atualmente, aestimativa é que a chegada da instituição possa atender a cerca de um milhão dehabitantes das regiões da Chapada Diamantina, Território de Irecê e Piemonte daChapada, que reúnem quase 60 municípios.

 

Integranteda mesa do evento, o secretário de Educação de Itaberaba, Adauto Araújo, disseque a prefeitura local e a pasta estão à disposição para a mobilização quebusca atrair o polo educacional para a região. Diretora do Núcleo Territorialde Educação (NTE 14), Valdeci Santana enfatizou a necessidade de ampliar aspossibilidades de ingresso dos jovens no ensino superior na região. O núcleoeducacional que a gestora dirige engloba 13 municípios e tem, aproximadamente,13 mil alunos saindo do ensino médio anualmente. “Estamos sonhando juntos. Todomundo aqui nesta audiência tem um objetivo: dar dignidade aos nossos jovens”,frisou.

 

CláudioSerrada, prefeito de Ruy Barbosa, lembrou que o sonho de implantação da UFCD játem, no mínimo, 35 anos. “A gente precisa continuar lutando, porque em 13 anosa Bahia ganhou seis universidades federais. Temos a esperança de que nossossonhos possam se tornar realidade, e esse é o objetivo da nossa luta”, afirmou.Quem também externou otimismo foi a prefeita de Nova Redenção, Guilma Soares.“Em breve, essa universidade chegará aqui, porque ninguém vai soltar a mão deninguém nesta luta”, discursou.


Representandoo Movimento Pela Universidade Federal Chapada Diamantina, José Donizete fez umretrospecto da mobilização em prol da implantação da instituição na região aolongo dos últimos anos. Ele disse que as regiões da Chapada Diamantina,Piemonte da Chapada e Território de Irecê têm, juntas, aproximadamente 28 milegressos do ensino médio. Portanto, destacou, essa é a hora de o centro dointerior baiano ser contemplado com uma universidade federal, pois “as bordas”do estado da Bahia já foram agraciados.


Acoordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Piemonte doParaguaçu, Micherlanne Ferraz, ressaltou que a luta pela UFCD é uma jornada embusca de melhores condições de estudos para as futuras gerações. Orepresentante da Escola Família Agrícola de Ruy Barbosa, Ilmar Santana, contoua experiência vivenciada na unidade escolar com os estudantes concluintes doensino médio ao longo dos 30 anos da entidade. “Vários jovens que passam pornossa escola, quando terminam o curso, não têm pretensão de fazer um Enem ouvestibular. Aqueles que fazem, desistem antes de chegar à universidade. E aindahá alguns que chegam à faculdade, mas desistem diante das dificuldades. Assim,uma pequena parcela consegue concluir uma graduação”, exemplificou.


O municípiode Souto Soares foi representado pela secretária de Educação, Zaira Barbosa, epela vereadora Mazinha. Elas enfatizaram a necessidade de engajamento de todosno processo de mobilização para que os estudantes tenham oportunidades decursar uma graduação sem ter que sair da sua região. Zaira relatou que omunicípio possui cinco casas de apoio a estudantes nas cidades de Salvador,Feira de Santana, Vitória da Conquista, Seabra e Irecê. “Precisamos da UFCDaqui para acesso, permanência e sucesso da nossa população que queira estudar”,reiterou a gestora municipal da Educação.



Arepresentante territorial da Cultura, Dirlei Santos, o estudante do curso deHistória da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Deusdete Neto, e aprofessora Agda Estela, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) emItaberaba, enalteceram a luta em prol da educação de nível superior para aregião. “Precisamos destas instituições por perto para favorecer o acesso àeducação. Universidade precisa ser um direito. Não vejo outra forma detransformação de vidas a não ser pela educação. Essa briga pela universidadefederal é nossa”, disse Agda.

...

 

Por ALBA

Outras Notícias