Justiça

Moraes dá prazo de 5 dias para PGR opinar sobre Bolsonaro em embaixada

Justiça 27/03/2024/ 21:21:37
Moraes dá prazo de 5 dias para PGR opinar sobre Bolsonaro em embaixada

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deuprazo de cinco dias para a Procuradoria-Geral da República (PGR), se manifestarsobre os esclarecimentos prestados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no caso daEmbaixada da Hungria. Após receber o parecer da procuradoria, o ministro vaianalisar o caso. 

 

Mais cedo, a defesa de Bolsonaro afirmou que seria "ilógico" sugerirque o ex-presidente pediria asilo político durante operíodo em que ficou hospedado na embaixada da Hungria, em Brasília, no mêspassado.

 

A explicação foi enviada ao Supremo após Moraes dar prazo de 48 horaspara Bolsonaro explicar a estadia. Na segunda-feira (25), ojornal The New York Times publicou que o ex-presidente permaneceu entre osdias 12 e 14 de fevereiro deste ano hospedado na embaixada. 

 

Dias antes, em 8 de fevereiro, Bolsonaro teve o passaporte apreendidopor determinação de Moraes após sofrer uma busca e apreensão durantea Operação Tempus Veritatis, que investiga a tentativa de golpe de Estadono país após o resultado das eleições de 2022. 

 

Pelas regras internacionais, a área da embaixada é inviolável pelasautoridades brasileiras. Dessa forma, Bolsonaro estaria imune ao eventualcumprimento de um mandado de prisão. 

 

Bolsonaro é aliado do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, queesteve na posse do ex-presidente em 2018. Em 2022, Bolsonaro visitou Budapeste,capital húngara, e foi recebido por Orbán. Além disso, ambos trocam constanteselogios públicos. 

 

Por BahiaNotícias

Outras Notícias