Bahia

Banda Filhos de Jorge também vai agitar público com sucessos do axé music no aniversário de 71 anos de Utinga

Bahia 25/03/2024/ 12:34:54
Banda Filhos de Jorge também vai agitar público com sucessos do axé music no aniversário de 71 anos de Utinga

A banda de axé Filhos de Jorge foi confirmada como a segunda atração da festa de aniversário em comemoração aos 71 anos de emancipação política de Utinga no dia 28 de abril. O grupo promete agitar o público ao som de seus principais sucessos, incluindo os hits ‘Ziriguidum’, ‘Molinho’, ‘Ela Tem o Dendê’, ‘Vai que Cola’ e ‘Saudade de Você’.

Nas redes sociais, os internautas celebraram o anúncio da banda de axé como uma das atrações confirmadas para o evento. “Lembro do show deles em 1º de janeiro de 2017, na festa da posse do prefeito Joyuson Vieira e do vice Átila karaoglan. Agora, retornam para celebrar os 71 anos de uma Utinga muito melhor do que naquela data. Bem-vindos novamente, Filhos de Jorge”, escreveu um munícipe.

Outra atração confirmada na festa é o cantor Jau, que se apresentará no dia 27 de abril. Ele promete presentear o público com um show memorável, repleto de sucessos de sua longa carreira. Não poderão ficar de fora do repertório músicas como “Flores da Favela”, “Sandália de Couro”, “Acarajé Tem Dendê”, “É D’oxum”, “Se Joga”, entre outras.

Em entrevista ao Jornal da Chapada, o prefeito de Utinga, Joyuson Vieira (PSB), prometeu um evento inesquecível para comemorar o aniversário da cidade. “Neste ano, estamos preparando um evento verdadeiramente espetacular, com artistas renomados que certamente irão encantar e alegrar toda a população de Utinga, nessa data tão especial em que celebramos a história de nossa cidade”, destacou o gestor.

História de Utinga
A história de Utinga remonta ao ano de 1551, quando o fértil Vale do Rio Utinga foi descoberto durante missões catequéticas dos jesuítas, marcando o início do povoamento com o surgimento das primeiras fazendas de criação. No século XIX, a região testemunhou o surgimento do Arraial de Palha às margens do Rio Mocambo, impulsionado pelo fervor das minas de diamante de Lençóis e Estiva.

Após ser palco de conflitos e ser incendiado em 1905, o povoado foi reconstruído e renomeado como Bela Vista de Utinga, tornando-se vila em 1917 e, posteriormente, município em 1953, com sua emancipação liderada pelo Padre João Ramos Marinho e formalizada pela Lei Estadual nº 550.

Utinga celebra 71 anos de emancipação política no dia 27 de abril | FOTO: Reprodução |

Utinga passou por várias fases ao longo dos anos, desde o período de prosperidade com a produção agrícola e comercial até os desafios econômicos enfrentados com a criação do Instituto do Álcool e do Açúcar em 1933, que impactou negativamente a região.

A necessidade de melhorias urbanas e a falta de infraestrutura educacional levaram à ideia de emancipação em 1945, culminando na criação do município em 1953. Desde então, Utinga tem enfrentado seus desafios e construído sua história como uma comunidade resiliente e em constante evolução.

Jornal da Chapada

Outras Notícias