Mundo

Uma em cada três crianças sofre de desnutrição grave na Faixa de Gaza

Mundo 16/03/2024/ 18:36:12
Uma em cada três crianças sofre de desnutrição grave na Faixa de Gaza

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) alertou que a desnutrição infantil está se espalhando rapidamente em Gaza, atingindo níveis sem precedentes. Uma em cada três crianças com menos de dois anos no norte de Gaza sofre de grave desnutrição, e a fome é iminente.

Mais de cinco meses após o início da campanha aérea e terrestre de Israel em Gaza, desencadeada pelo ataque do Hamas em 7 de outubro, grande parte do local está em ruínas. A maioria dos 2,3 milhões de habitantes está deslocada e enfrenta uma grande crise humanitária. Hospitais em Gaza relataram que algumas crianças morreram de desnutrição e desidratação.

O IPC, órgão de vigilância internacional da insegurança alimentar, deve apresentar em breve um relatório sobre a extensão da crise de fome no território. Para que o IPC declare situação de fome, pelo menos 20% da população deve estar sofrendo de escassez alimentar extrema, com uma em cada três crianças desnutridas e duas pessoas em cada 10 mil morrendo por dia de fome ou desnutrição e doença.

Os países ocidentais pediram a Israel que faça mais para permitir a entrada de ajuda humanitária, com a ONU dizendo que enfrenta “obstáculos pesados”. Israel afirma que não está impondo limites à ajuda humanitária aos civis em Gaza e atribui a lentidão na prestação de ajuda à incapacidade ou ineficiência das agências da ONU. A UNRWA nega cumplicidade com o Hamas e disse em fevereiro que tinha dispensado 12 dos seus 13 mil funcionários em Gaza pouco depois de Israel os ter acusado de envolvimento com o grupo armado.

Foto: Unicef

Por: Metro1 no dia 16 de março de 2024 às 18:00

Outras Notícias