Economia

Banco do Brasil estabelece parceria para testar pagamentos offline com versão digital do Real

Economia 11/03/2024/ 12:22:38
Banco do Brasil estabelece parceria para testar pagamentos offline com versão digital do Real

O Banco do Brasil (BB) e a empresa Giesecke+Devrient Currency Technology (G+D) firmaram acordo de cooperação técnica que prevê o uso do Drex, versão digital do Real desenvolvida pelo Banco Central, para pagamentos offline.

A proposta é que as transações possam ser realizadas sem qualquer conexão com a internet e através de diversos meios, como cartão ou o próprio celular, bastando aproximação entre os dispositivos.

Assinado após meses de negociação, o acordo pretende desenvolver soluções adaptadas à realidade brasileira. O plano é que funcione como um complemento ao uso do dinheiro físico, cartões e Pix. Segundo o Banco do Brasil, a solução em estudo foi apresentada no programa Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas, promovido pelo Banco Central brasileiro.

A G+D é uma empresa global que fornece soluções para segurança digital, plataformas financeiras e tecnologia monetária. A companhia também atua no desenvolvimento de projetos mundiais de moedas digitais de Bancos Centrais. As transferências dos dados criptografados entre as contas são garantidas pelo protocolo de segurança criado pela empresa.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 11 de março de 2024 às 10:49

Outras Notícias